segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Design e sua maneira de pensar cada vez mais presentes em nossas vidas!

Nesse (quase) feriado de carnaval, vale a pena ler o texto abaixo, retirado do site designbrasil.org.br, falando um pouquinho sobre a importância que a metodologia utilizada para desenvolvimento de produtos tem inclusive em outras áreas de negócios.

A metodologia exclusiva das atividades projetuais, que nós designers aprendemos na universidade durante quase 50 anos, hoje “Design Thinking” é o grande diferencial entre as empresas criativas e empresas convencionais de todas as áreas. Definições utilizadas pelo design thinking são muito importantes, de fato desde a Bauhaus que as conhecemos e agora apresentadas não somente em áreas complementares do design (entenda-se desenvolvimento de produtos físicos de duas e três dimensões) como também em marketing, economia, novos negócios, gestão, inovação, etc. E esta é a realidade do design hoje - e é positivo ter outras profissões conhecendo, incorporando, a nossa forma de abordar problemas. O design ganha espaço e abre novas oportunidades, porém temos que ter cuidado para não ser mais uma moda passageira podendo diferenciar o que é marketing corporativo do que é realmente uma inovação.

Design Thinking é uma abordagem, uma forma de pensar, e encarar problemas focada na empatia, colaboração e experimentação.

Os ciclos repetitivos de troca de ideias, desenvolvimento de projeto, estudo de comportamentos, correção de projeto, montagem de protótipos; hoje estão ajudando grandes companhias a criarem novos produtos que na maioria deles são serviços - o que era do universo do design industrial ou gráfico agora expandiu para o design como um todo: a ideia de projetar. Esta é a melhor lição do Design Thinking para nós designers: assumir a ideia de pensar como designer para todo tipo de atividade ou problema e não so os físicos e tangíveis.

O Design Thinking surgiu nos anos 2000 no Vale do Silício, na Califórnia, e em 2005 a Universidade de Stanford crio o primeiro curso especifico sobre o tema. Hoje, é entendido pelo mercado como sinônimo de inovação e resultados. Bancos, multinacionais, prestadoras de serviço e até governos se vêem mergulhados no universo do design, construindo idéias com base na intuição, experiência do usuário real, procurando por associações que não sejam óbvias e compartilhando as dificuldades.

O desenvolvimento está ligado a uma nova forma de pensar e a capacidade de integrar informações e de antecipar e responder aos eventos. As ações mais sustentáveis podem vir do design thinking também, porém esta é mais uma ferramenta, sendo assim, somos nós designers que temos a possibilidade de escolha do que realmente queremos fazer: se é colaborar com a qualidade de vida da sociedade ou só beneficiar um cliente e vender mais um produto.

Como ser um design thinker
Use a metodologia para explorar novas possibilidades - porém este é o inicio e não o fim - além de criar novas oportunidades, temos que gerar valor e criar soluções. Crie um momento de aprendizado: compartilhe, ensine e se deixe influenciar.

inspiração
o primeiro que temos que entender é que nós podemos inovar, e para isto temos que aguçar a observação enxergar coisas onde elas não existem de forma clara e ter o usuário no centro do trabalho

idealizar
criar uma idéia clara e articulada que revele oportunidades inexploradas,

experimentar técnicas de brainstorming,

procurar soluções fora do universo delimitado,

compartilhar experiências pessoais

executar e diagnosticar
desenvolver uma solução que atenda à necessidade proposta,

diagnosticar a situação atual por meio de entrevistas com os interessados,

procurar pontos de vista conflitantes,

desenvolver um quadro de análise para ajudar a sintetizar e integrar as várias perspectivas

planejamento
Criar um conjunto universal de princípios, construir um plano de mudança, dentro das limitações de tempo e orçamento, determinar quais as atividades a implementar, e a ordem das atividades

O que devemos fazer? - Quando devemos fazê-lo? - Como?

Implementação
implementar os seus planos, obter um feedback sobre a qualidade da proposta,

compartilhar suas experiências, realizar uma reflexão sobre a mudança,

construir seu plano de ação

Se não estiver satisfeito com o resultado, recomece todo o processo.

Fonte:
[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Design_thinking
http://designthinking.ideo.com/
http://dschool.stanford.edu/
http://www.experiencepoint.com/sims/DesignThinker

Especialista em design para a sustentabilidade. Sócio diretor da iT Projetos – escritório de desenvolvimento de produtos e projetos socioambientalmente responsáveis. Designer de produto, especialista em desenvolvimento de produtos com a utilização de recursos naturais renováveis, resíduos pré e pos consumo e produção semi-industrial. Consultor para empresas, instituições e governo com ampla atuação no Brasil e Latinoamerica. Recebeu prêmios na Espanha, Itália, Brasil e Argentina com móveis residenciais, de escritório e objetos.

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